A HERANÇA

O conteúdo fornece uma breve história do jogo Tetris, suas origens na União Soviética e sua popularidade global. Destaca o impacto do Tetris na indústria dos videojogos e o seu sucesso como produto de exportação da União Soviética.

Breve história

Tetris (em russo: Тетрис) é o famoso jogo eletrônico que causou mudança profunda nas maiores corporações de software do mundo da tecnologia, criado em 1980 dentro da fundada desde 1944, União Soviética.

Foi programado por Alekséi Pázhitnov em um Electronika 60. O jogo possui gráficos monocromáticos, e na primeira revisão do jogo, os blocos nos tetrominós são representados por um par de caracteres delete/rubout, “Uma revisão posterior foi feita onde os blocos são representados por um par de colchetes’’, os pontos são concedidos para cada tetrominó colocado com sucesso no lugar.

Em janeiro de 1988 a Mirrorsoft e a Spectrum Holobyte, de Robert Maxwell, lançaram a versão para computador do jogo na Europa e nos Estados Unidos, e sublicenciaram para Atari, Sega e diversas outras empresas.

A versão lançada para o Sega-Genesis (Mega Drive) é considerada uma das mais raras do console

Sabe se que o regime Soviético era regrado de termos, restrições, principalmente que incapacitasse o aumento constante da sua militância.

E por isso Alexey precisou vender o “FileName”(seu programa), ilegalmente para conseguir exportar a cópia sem nenhum conflito.

Acordo casual

Tetris começa a ganhar popularidade quando Vadim Gerasimov, um jovem de dezesseis anos que trabalhava na Academia, portou o jogo para o (IBM PC). De lá foi distribuído gratuitamente na Hungria, onde é programado para (Apple II) e (Commodore 64) por programadores húngaros.

Essas versões chamam a atenção de Robert Stein, um leigo em computadores que não gostava de jogos eletrônicos, passou horas jogando Tetris e decidiu negociar os direitos do game para lançar por sua empresa, a inglesa Andromeda.

O executivo da Andromeda Software, Robert Stein, abordou Pajitnov com uma oferta para distribuir Tetris em todo o mundo e garantiu os direitos de licença do título. Ele, por sua vez, sublicenciaram os direitos da Mirrorsoft para o mercado europeu e da Spectrum HoloByte para o mercado norte-americano. Depois de ver o jogo rodar em um Atari ST, o programador Ed Logg solicitou à Atari Games que o licenciasse para uma versão arcade e abordou Stein. Com os direitos garantidos, a Atari Games produziu uma versão arcade de Tetris, e sob sua subsidiária Tengen começou o desenvolvimento para portar o título para o Nintendo Entertainment System (NES) em junho de 1988. A porta foi lançada em maio de 1989.

Da caixa para a tela

Pajitnov percebeu o potencial do jogo por não conseguir parar de jogar antes mesmo de terminar o programa, bem como dois colegas de trabalho que ajudaram a finalizar o jogo e todos os colegas do centro de computação, que haviam recebido cópias em disquetes gravados pelo próprio Pajitnov.

Para não ser acusado de viciar os pesquisadores num passatempo eletrônico, destruiu todos os discos ao fim do expediente. Entretanto, o jogo continuou sendo distribuído, de maneira informal, até chegar a pessoas interessadas em comercializá-lo.

Tetris foi um dos primeiros itens de exportação de sucesso da União Soviética e um dos primeiros a ser visto como um tipo de vício. Atingiu um público inédito na história dos videogames.

Após o sucesso deste jogo, muitos outros tentaram imitá-lo. Jogos como Columns ou Collapse são exemplos que tentaram seguir na esteira deixada por Tetris, jogo que inaugurou um gênero dentro do cenário arcade. A Atari, por sua vez, como um “contra-ataque” por perder a licença para este videogame, lançou Klax, um jogo de habilidade e inteligência com um tema semelhante a Columns ou Puyo Puyo.

Dispositivos como o chinês Brick Game, popular no início dos anos 1990, muitas vezes tinham muitas variações do Tetris

Versão de Tetris para o Game Boy lançada em 1989.

Original Nintendo Gameboy with Tetris running

Tetris é comercializado na Europa e nos Estados Unidos em 1987 com a referência: Feito nos Estados Unidos, criado no exterior. O jogo foi editado para o público norte-americano por esta empresa (empresa inglesa Mirrorsoft), criando a trilha sonora, o slogan “From Russia With Love”, retirado de um filme de 007, e as letras estilizadas como o alfabeto cirílico. A empresa então passou a negociar os direitos do jogo como se fosse criação sua.

Em 1991, quando Tetris se tornou um sucesso, foi criada a instituição soviética Electronorgtechnica, chefiada por Alexander Alexinko, que tinha por finalidade regular o comércio de itens de computação para fora da União Soviética.

Minoru Arakawa, presidente da Nintendo norte-americana, sabia que era preciso um jogo convincente para dar o impacto necessário ao lançamento do Game Boy, e decide que este seria Tetris

Até que em 1991, Alekséi Pázhitnov emigrou para os Estados Unidos e, cinco anos depois, em 1996 fundou sua própria empresa, a Tetris Company, junto com Henk Rogers e se apropriou dos direitos autorais.

The Tetris Company (TTC) é a administradora e licenciante da marca Tetris para terceiros. Tem sede em Nevada e é propriedade do criador do Tetris, Alexey Pajitnov e Henk Rogers. A empresa é licenciada exclusiva da Tetris Holding LLC, a empresa que detém os direitos do Tetris em todo o mundo.

Por fim

Seu arquétipo se baseou em sonhos menos ambiciosos e mais esperançado, com uma básica determinação:

Segundo o Alekséi Pázhitnov o jogo ” é de facio aprendizagem, mas difícil de dominar”, e que aliou o mundo porque apela para o lado da psique humana voltado para a construção e não para a destruição.

“Quando você joga Tetris você tem a impressão de que está construindo algo. Você tem um caos que vem como peças aleatórias, seu trabalho é colocá-las em ordem.

“Mas assim que você constrói a linha perfeita, ela desaparece. Só permanecem os seus erros, aqueles buracos horríveis, e isso faz você querer corrigi-los”, disse ele à BBC.

Pajitnov criou o jogo na década de 1980, quando, entediado com seu trabalho na Academia de Ciências da União Soviética, se divertia inventando o que sempre o fascinou: quebra-cabeças matemáticos.

Naquela época, ninguém imaginaria que no futuro pessoas de mais de 200 países tentariam acomodar aquelas pequenas formas.

Muito menos do que o Tetris ensinaria os comunistas a jogar o capitalismo, envolvendo o KGB e o governo de Mikhail Gorbachev, e colocando um dos homens mais ricos do mundo contra um empresário endividado, bem como duas das maiores empresas de videojogos.

Deixe um comentário